domingo, 2 de agosto de 2009

A Pena de Morte

Hoje irei falar mais uma vez sobre um tema que eu gosto muito de questionar, a pena de morte. A pena de morte, ela é conhecida como a pena capital, que consiste na condenação a morte da pessoa que tenha cometido crimes como traição a pátria, estupro e coisas do tipo, e quem da a sentença é o poder judiciario.
Esse tipo de pena ja foi abolida em varios lugares do mundo, mas em alguns países como a China, EUA e Afeganistão, ainda praticam a pena de morte. O Brasil tem pena de morte, mas é para crimes que não tem como serem praticados, como por exemplo, a traição em tempos de guerra, e outros países também mantêm a pena de morte, mas por incrivel que pareça, ela é aplicada a crimes comuns.
Mas agora que eu ja expliquei um pouco sobre a pena de morte, eu vou comentar um pouco do ponto de vista humano. Esse assunto é muito delicado, por que tem o lado dos que estão a favor e o lado dos opositores, e também é fato que os dois lados tem otimos argumentos para poderem contestar, por exemplo, os que são a favor, apoiam a punição por que ela elimina por completo a ameaça a sociedade, e os opositores não apoiam por que acham que a violência aumentaria e sem falar na questão dos direitos humanos.
Eu creio que isso varia muito de situação, eu acho que não haveria punição mais eficaz do que a pena de morte pra um estuprador que abusa de uma criança indefesa, mas também a justiça do Brasil é muito falha, ai eu venho a pensar na situação da familia que tem o seu chefe de casa punido pela pena de morte mas so que injustamente, por que como ja falei antes, a justiça do Brasil é falha, tem muitas pessoas inocentes presas a décadas e sem nenhuma revisão de caso ou coisa parecida. Então é isso, é um assunto muito dificil de se chegar a um consenso, e acredito também que nunca vão conseguir, mas deixo em aberto essa discussão.

Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário